domingo, 15 de abril de 2012

Antes de Adormecer - S. J. Watson


Antes de Adormecer
Editor: Livraria Civilização Editora
Sinopse:
Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente… As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos – tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história. Bem-vindos à vida de Christine.
“Um romance de estreia excelente – bem escrito, genuinamente perturbador e psicologicamente muito plausível. São raros os thrillers melhores do que este.”
Joanne Harris
 A minha opinião:
Como será acordar todos os dias e não reconhecer o rosto que nos retribui o olhar no espelho.
Como será o vazio de não sabermos quem somos, onde estamos e quem são as pessoas que nos rodeiam.
Já imaginaram não conseguir reter rostos ou nomes dos que nos rodeiam, dos que fazem parte do nosso passado e presente. Pior que isso, não se recordarem dos momentos que nos trouxeram até ao dia de hoje nem de como foi o dia de ontem. Uma coisa tão simples como o dia de ontem.
Com cada novo dia, a nossa mente ficar em branco.
É arrepiante pensar que o que sabemos de nós mesmo nos é contados por outra pessoa e que sem essa ajuda não seriamos nada.
E saber que a versão dos eventos na boca dos outros nunca é a mesma que dita por nós, por mais semelhante que seja.
Até que ponto, o que nos dizem corresponde à verdade? 

Este livro dá sentido à frase "viver um dia de cada vez" porque a Christine só tem mesmo isso, o dia de hoje para aprender todo o passado enquanto está a tentar se situar no presente.

Os meus parabéns ao S. J. Watson porque adorei ler a introdução que está na lombada 
"Em 2008, Watson foi aceite no primeiro Curso “Escrever Um Romance” da Faber Academy, um programa que aborda todos os aspectos do processo da escrita de um romance. Antes de Adormecer é o resultado"
E um óptimo resultado!

Comentário originalmente publicado no Blog Ouvi Dizer

Sem comentários :