terça-feira, 17 de abril de 2012

O Fim do Alfabeto de CS Richardson

Sinopse: 
Ambrose Zephyr descobre de repente que o tempo se está a esgotar quando o médico anuncia que, devido a uma misteriosa doença, lhe resta um mês de vida. Por isso, ele e a mulher, Zappora Ashkenazi, decidem viajar para todos os sítios de que ele mais gostou ou que mais queria ver, de A a Z, começando por Amesterdão. Em Istambul, porém, Ambrose e Zappora dão ao resto do percurso um rumo inesperado, ao fazerem as pazes com o tempo perdido e as muitas perguntas deixadas para trás… O Fim do Alfabeto é uma história mágica, evocativa e inesquecível que nos leva numa viagem espiritual até às profundezas do amor, da perda e da vida. 

Citações
«Apesar de este romance poder ser lido em menos de duas horas, será recordado pelos leitores durante semanas, meses ou anos.» | Kirkus Reviews starred review 

A minha opinião:
Será difícil de imaginar a nossa resposta perante a realização de que apenas nos resta breves semanas de vida. Eu não consigo sequer pensar no que iria fazer, talvez entrar em histerismo ou apatia total nos primeiros momentos e depois tentar viver num 1 mês o que não vivi até então, como que a tentar colmatar as faltas que cometi comigo mesma e com os outros.
Mas, a fixação de Ambrose Zephyr com as letras do alfabeto faz com que ele e a mulher, Zappora iniciem uma viagem letra a letra no pouco tempo que lhe resta.
Uma história simples e que nos toca, com um fim inevitável mas memorável e que nos faz pensar que tudo é finito, que devemos correr o alfabeto sempre que possível. 

ElsaR

Sem comentários :