segunda-feira, 29 de outubro de 2012

más maneiras de sermos bons pais... «Chega-te a mim e deixa-te estar» Opinião


«Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. 

– É a única»


~ Albert Schweitzer ~


EXCELENTE IMAGEM, de más maneiras de sermos bons pais... fazendo das palavras de Eduardo Sá, as minhas! 
Ontem, na ausência e no compasso de espera por um livro, li e reli "Chega-te a mim e deixa-te estar." Hoje esta imagem fez-me todo o sentido perante as crónicas do autor sobre parentalidade, autoridade e autoritarismo, isto claro versus a educação e o amor que devemos dar e ter para com os filhos.

Apesar de não ser mãe, mas fruto da formação académica que tive, a Educação e a forma como vejo as crianças e adolescentes à minha volta serem educados, preocupa-me e vale horas de "discussão" com a minha cara metade. Quem sabe se agora são só horas de conversa fiada e jogada ao vento, quem sabe... 
... nunca saberemos enquanto não formos pais, no entanto, é um fenómeno que nos preocupa e sobre o qual falamos, e falamos bastante, essencialmente enquanto leio textos com a originalidade de dizer o que parece banal, mas muito importante, tal como é o caso das palavras de Eduardo Sá.

"Não estou, com isto, a favor das «crianças exemplares». As crianças só são exemplares quando são filhas de pais tirânicos." (...) A autoridade faz bem à saúde, constrói-se de bons exemplos, orienta e protege. O autoritarismo confunde e revolta."

Aqui fica a referência, caso queiram, ler ou reler e desde já aviso que a leitura dos livros deste autor, pode por vezes ser nefasta, minando as nossas mentes de ideias desafiadoras, ideias que têm o poder de nos pôr a pensar o nosso próprio pensamento.

E enquanto pensam nisso, boas leituras! ;)


Sem comentários :