segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"As Cinquenta Sombras Livre" de E L James

Chegou finalmente o dia de ler o terceiro e último livro da Trilogia "As Cinquenta Sombras de Grey".
Para quem ainda não o tem, de certeza que todas as lojas devem ter um ilha especial, mesmo à entrada com dezenas de exemplares à vossa espera. 
Por aqui já se fechou o Ciclo do Grey e posso finalmente dar a minha opinião sobre este livro e os anteriores.

Para quem não gosta, esta é uma boa altura para mudar de página ;)

Capa: gosto mais da ideia que já vi em algumas edições. Em vez das algemas, uma chave
Título: soa esquisito! 

A minha opinião:
Parece que chegou ao fim a nossa pequena aventura pelo mundo de Christian Grey. Não se deixem enganar, não estamos aqui por ela mas sim pela história e acima de tudo, por ele, pelo Mr. Grey.
Se no primeiro livro ficamos a conhecer o seu lado mais negro (ou em tons de cinzento) ao longo dos restantes livros temos oportunidade de descobrir, sombra a sombra, o que compõem esta personagem, ficamos a conhecer mais profundamente as cinquenta sombras de Grey e creio que nos vemos obrigadas a simpatizar com ele (conheço quem tenha desistido de ler o primeiro livro por se ter enojado, principalmente com a personagem do Christian)
Em comparação com os restantes (principalmente com o primeiro) achei este um pouco mais composto, mais bem escrito e com menos referências irritantes da Anastasia (a da deusa interior, para ser específica)

No final do segundo livro ficamos com água na boca para saber o que é que de mal se vai passar e neste temos de tudo um pouco para atrapalhar a relação dos dois, que na realidade, mesmo com tantos obstáculos não perde um atributo a que a autora nos habituou desde o primeiro livro, uma quantidade abundante de sexo. Talvez um pouco mais fiel ao primeiro em questões de "sexo puro e duro", vemos Christian e Anastasia a evoluir como casal récem-casado e com planos para o futuro. Creio que o fim todos sabemos como será (com um floreado aqui ou ali) mas acho que o que mais me agradou foi a parte final em que podemos ver a história de outro ponto de vista, o do Christian.
Não sonhem que não há mais livros. A existir e garanto-vos que já está no forno, é o filme (ou dizendo melhor, filmes). Falo por mim quando digo que não consigo imaginar nenhum dos actores que conheço a fazer o papel de Christian e até para a personagem de Anastasia não sei quem poderia ser escolhida.
Confesso que por mim ficava por aqui. Todo este sucesso à volta dos livros vai-se tornar impossível quando finalmente chegar ao cinema e como se trata de 3 livros, estamos provavelmente a falar de 3 filmes, o que nos dá pelo menos mais 4 anos de conversa sobre As Cinquenta  Sombras de Grey. Será que não se vai tornar insuportável? (sei que para alguns pessoas já o é)
Será que irá continuar a mexer com a vida de tantas pessoas (solteiras ou casadas)? 


Polémicas e gostos à parte, visto que opinião todos temos uma, eu digo que gostei de ler e não morro pelo tempo que perdi a fazê-lo.
Se o volto a fazer?...provavelmente não mas terei todo o gosto em sugerir estes livros a quem se andar a sentir um pouco....em baixo :)
Tem sido uma fonte de animação para mim emprestar livros eróticos a amigas e receber um SORRISO de Obrigada de volta. 
Por vezes, o que parece não ter qualquer interesse para alguns, pode fazer maravilhas para outros.
Seja como for....o que interessa é ler (e viver!)

Boas Leituras 
:)
e agora vão lá comprar o vosso exemplar

A quem possa interessar, aqui ficam os comentários sobre os dois outros livros:



2 comentários :

Margarida Marques disse...

Já li os três e adorei tudo... Aprendemos muito com estes livros, desde aspetos a nível sexual, passando pela psicologia do passado vs presente/futuro.. Dá-nos esperança e força.. Retive muito das ideias destes livros. Só uma palavra - espetacular. E concordo com a revisão feita dos livros. O que poderei dizer mais que não tenha sido dito.. é lindo, pronto.

Elsar disse...

:) Muitas ideias :) muitas mesmo