terça-feira, 8 de outubro de 2013

Opinião :: "A Dália Negra"

No título encontramos uma da principais característica deste livro. A história, as personagens e até nós sentimos a nossa alma escurecer, num degradé em direcção ao negro.

(fotos Caracol literário)

Há livros que nos assombram, mesmo quando a história parece ser a coisa mais banal do mundo, há um ou outro detalhe que nos deixa a contemplar o vazio a meio da leitura ou nos faz acordar a meio da noite e ter a certeza que o nosso sonho incluía algo lido nesse dia.
Com Dália Negra foi assim! Não foi só a leitura em si ou o estado de loucura desenfreado da dupla Bleichert-Blanchard. Foi dar um rosto à Dália. Sim, porque a história de Elizabeth Short é real e aconteceu em 1947. Estava nas primeiras páginas do livro, ainda antes de um dos momentos altos (e incrivelmente mórbidos), quando comecei a preparar o post de início de leitura aqui no blog. Abro o google e cometo o erro crasso de procurar pela Dália Negra.
(atenção, informo que algumas fotos podem ser chocantes - não digam que não avisei) - Ver aqui 

Ao encontrar a verdadeira Dália, post-mortem como na descrição exacta do livro, eu soube que a partir desse momento aquele olhar, aquele "sorriso" me iria perseguir durante a leitura e quem sabe, até depois de ter terminado.

Senti uma afinidade mórbida com a pessoa/personagem. Assim como a dupla de polícias (e o departamento quase todo!), senti uma necessidade de saber quem era o assassino, quase que um sentido de obrigação por desvendar o caso, por "vingar" a morte de Elisabeth, que não sendo um exemplo, um poço de virtude, não merecia partir assim, nem ser encontrada e tornar-se conhecida desta maneira.
Mesmo nos momentos em que achei a narrativa um pouco parada, compreendi que apenas servia para acentuar a dualidade presente na mente de Bleichert, a sua divisão entre fazer o seu trabalho e mante-lo separado da sua vida privada. Desde cedo percebemos que o grande erro deste homem é deixar que os dois mundos se enredem, o que é algo que o leva ao desequilibro profissional, emocional e até psicológico, em alguns determinados momentos.

O facto de ser uma história real faz-me querer pesquisar mais, saber se este caso foi ou não resolvido, no entanto, perseguida pela imagem da verdadeira Dália pergunto-me se quero desenterrar mais informação. Sei que tenho o filme ali em cima do DVD à espera, a olhar para mim, a pedir-me para que esta seja uma crítica conjunta, de “Livros que se tornam filmes” mas tenho de esquecer o rosto de Elisabeth Short antes de ver as suas sósias em a Dália Negra.
 

Uma aquisição interessante por apenas 2€ em segunda mão. Acho que vai ganhar uma terceira! :)
Boas leituras!

Sem comentários :