terça-feira, 29 de julho de 2014

Opinião - "Encontro em Itália"

Se a surpresa fosse um título de um livro, Encontro em Itália era a minha sugestão.
O comboio de romance e aventura no qual embarquei com o início da leitura, confiante de saber o que ia encontrar, descarrilou para uma linha que não funciona com carris comuns, sob as leis da física ou do Homem. Pensei que tinha perdido a estação quando, sensivelmente a meio da leitura (e da viagem por Itália) algo sobrenatural me assalta os sentidos e precisei de fazer uma pausa na leitura para reajustar as minhas expectivas.
Nota : Encontro em Itália não é o tipico romance com um amor antigo para o qual abrimos os olhos tarde de mais. É....mas não é só. Esse "algo mais" pode significar o gostar ou o descartar.


Qual a minha ideia inicial sobre Encontro em Itália?
A história de dois amigos de longa data, que sempre nutriram um amor clandestino um pelo outro mas que se afastaram com o passar dos anos, embarcam numa aventura por Itália sem saber o que o destino lhes reserva. Ok, essa era a premissa inicial mas “Encontro em Itália” é muito mais que isso.
Eu não li “Inverno de Sombras” ou outros dos títulos da Liliana mas agora percebo que não devia ter esperado um romance simples, sem laivos fantásticos, algo tão característico na escrita da autora, tendo em conta as sinopses e comentários aos livros dela.
Por um lado ainda bem, a surpresa deixou-me sem saber o que pensar mas o enredo e o desejo assoberbado de saber o final prendeu-me de tal modo à leitura que quando fechei o livro até me assustei. Eram 3h da manhã de domingo (o meu despertador estava programado para as 6h30!)

A história gira em torno de Henrique e Sara. O primeiro quer evitar uma tomada de decisão que o leva para o mundo adulto e profissional por isso deixa Londres à primeira oportunidade para embarcar numa viagem que tinha tudo para ser épica não fosse ele e Sara, sua amiga de infância/primeiro beijo/amor que nunca deu em nada, não se falarem há cerca de 7 anos.
As mudanças que ocorreram na sua velha amiga são extremas, quase que não a reconhece nesta nova mulher que se mete nos copos todas as noites, anda com péssimas companhias e não parece levar a sério os seus projectos como escritora.
O reencontro online com Henrique, o seu melhor amigo de infância, que se encontra ausente da sua vida nos últimos 7 anos aconteceu do modo mais comum. Quantos de nós não reencontramos velhas paixões, amigos de infância e até arqui inimigos no Facebook?
A história de Henrique e Sara tinha uma porta aberta, que ambos aproveitaram para escapar aos problemas com que lidavam na sua vida. 
Todos os acontecimentos que antecederam a viagem, especialmente a atitude forçosamente rebelde de Sara e a tentativa de emparelhamento de Henrique com a sua irmã, faziam avizinhar-se algo grave que sabíamos ir descobrir durante a tumultuosa viagem para Itália. Mas o que acontece, nos poucos dias que correm por terras Italianas não é nada mais que o conflito de duas pessoas que parecem já não se conhecer mas que se encontram presas por um passado e embrulhadas no mesmo destino, um que o misterioso livro de arranjam em Veneza lhes reserva.
A viagem a Itália, que fez nascer em mim a vontade de fazer o mesmo, ficou mais curta do que o esperado e é ai que tudo muda. Para mim, que iniciei o livro a pensar que o Encontro em Itália se referia à inevitável descoberta do amor entre os dois protagonistas, a entrada em cena de um livro misterioso e um gato falante fez-me perceber que talvez o Encontro seja entre estes elementos e Henrique, o escolhido pelo Livro para levar a cabo a sua missão.
“Assim será no fim do mundo: os anjos virão e separarão os perversos dos justos.” 

Inicialmente não me consegui prender às personagens, principalmente Sara. Sabia que a sua atitude errática tinha um motivo (no qual acertei), toda a sua rebeldia, o seu desejo de viver no limite era prenuncio de um mal maior. Isso eu compreendia mas não conseguia nutrir simpatia por ela mas à medida que se vai levantando o véu entre este mundo e o outro, aquele que ficamos a conhecer graças à presença do livro, comecei a vê-la com outros olhos.
Eu não sou uma pessoa muita dada ao Fantástico, lá vou lendo uns livros por outros que têm alguns laivos sobrenaturais, fora do comum mas devia saber que as referências iniciais iam tornar este livro único, assim como se veio a perceber.
Mas contar mais sobre a história era tirar-vos o gosto da descoberta, da viagem (não só a Itália mas à história de Henrique e Sara) e dar-vos a sentença sem vos deixar assistir ao julgamento.
:)
“Encontro em Itália” despertou-me para os livros de Liliana Lavado, uma prova que a escrita portuguesa, dos mais variados géneros, está de boa saúde e recomenda-se. 

Mas sinto-me defraudada. O meu lado que queria um romance pela estrada fora, por uma Itália que eu própria quero descobrir, por uma 2ª oportunidade com alguém do passado, fica triste. Esta temática que me prende sempre a todos os livros que ma apresentam, é anunciada mas não entregue na totalidade.
“Encontro em Itália” desvia-se desse rumo mas o destino que toma é igualmente bom, surpreendente, mas bom. 

Deixo-vos com uma música que me veio à cabeça durante a leitura.

Are you lost or incomplete?
Do you feel like a puzzle, you can't find your missing piece?
Tell me how you feel
Well I feel like they're talking in a language I don't speak
And they're talking it to me

O mais recente livro da Liliana Lavado e uma novidade 

Sigam a página da Liliana no Facebook
visitem o site/blog
e vejam as opiniões já disponíveis no Goodreads.

Sem comentários :