quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Intempérie - Jesús Carrasco - Marcador

Este é um daqueles livros que posso dizer que é belo demais para a história que conta.

Que quero dizer com isto?  Jesús conta-nos uma história negra com belas palavras, com descrições deliciosas e que por vezes nos fazem quase sofrer, de tão boas que são.

E sim, podem fazer-nos sofrer. Existem partes que, durante a sua leitura, me levaram lá ao local. Senti a necessidade de aquecer os meus pés, de tanto frio que a personagem sentia. Quase me faltou o ar e senti o fumo alastrar nos meus pulmões, tamanha era a realidade com que a cena era descrita. O incómodo foi grande que quase senti o cheira a queimado e a dor e o aperto que aquele menino sentia.

A escrita do autor é igualmente bela e dura e de um realismo intenso.

O autor presenteia-nos com odores, em forma de palavras que inundaram a minha mente durante algum tempo. Faz-nos o relato de uma das zonas quentes e áridas de Espanha que me levou muitas vezes até ao meu Alentejo. Sentindo ora o calor doloroso e seco, ora o frio cortante e tenebroso da noite. A noite só e silenciosa... às vezes aterradora.

Quanto a história, como já disse é bastante negra, falá-nos, de forma simples, de uma brutalidade extrema. Uma criança que se vê obrigada a fugir para sobreviver e que tem de aprender que a sobrevivência é dura e implacável, mas também pode conter bons ensinamentos, aprendizagens para a vida.

Uma história de medo, mas de aprender a confiar.
Um relato de horror, mas de esperança.
Uma vida, ainda pequena em idade, mas grande em sofrimento. Onde os medos, atormentam, mas são catalisadores para perder outro medo maior, o do desconhecido.

Ao mesmo tempo, Jesús Carrasco falá-nos de amor, de compaixão, de amizade, do poder do sacrifício e de uma humanidade muitas vezes esquecida por todos nós. A capacidade de darmos e sermos pelo o outro, mesmo que o outro seja um desconhecido.

A tal humanidade e compaixão aqui oferecida, por uma pessoa, que provavelmente seria o ultimo a passar pela cabeça capaz de o fazer, é talvez uma surpresa... e não vou explicar muito esta parte, pois durante algum tempo a minha mente levou, estas qualidades, para outros lados obscuros, o que poderia ainda tornar o livro mais duro. Depois de lerem tudo fará sentido.

Enfim, um livro a não perder, adorei....

Sem comentários :