quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Novidades :: “Comunicar com Humor - Insensatez ou Profissionalismo?”

Descubra como utilizar o humor como uma ferramenta para comunicar de forma eficaz, mas sem exageros, nas suas relações sociais e profissionais

A PACTOR – marca do Grupo LIDEL dedicada às áreas das Ciências Sociais, Forenses e da Educação – apresenta a sua mais recente obra “Comunicar com Humor - Insensatez ou Profissionalismo?”, um livro da autoria do professor, consultor, formador e engenheiro João Aragão e Pina e que conta com a colaboração da professora Augusta Gaspar, que escreveu o capítulo 2 “Atenção! A boa disposição ajuda a (con)viver".

Este é o guia indispensável que estava a faltar para compreender o porquê de incorporar o humor, e de que forma, nas práticas pedagógicas e organizacionais. Um livro desenvolvido a pensar nos  estudantes, professores, agentes de processos educativos, formadores, gestores, comunicadores e público em geral, ou seja, em todos aqueles que queiram adicionar um componente facilitador como este ao seu quotidiano.
O conteúdo da obra é suportado pelo conhecimento científico recente e inclui testemunhos de personalidades de referência que nos mostram e corroboram a eficácia do humor na comunicação, apresentando os resultados de um inquérito respondido por 657 formadores e uma análise da utilização do humor em conferências TED. São também abordadas estratégias, técnicas e sugestões de atividades que o leitor pode aplicar em apresentações, sessões de formação, em sala de aula ou no local de trabalho. 

Associando temas atuais como as emoções, inteligência emocional, gestão do stress e bem-estar psicológico, entre outros, às práticas pedagógicas e organizacionais“Comunicar com Humor - Insensatez ou Profissionalismo?” é uma ferramenta essencial que pretende promover o despertar para questões essenciais no dia-a-dia. 

“ (...) A temática da comunicação com humor urge ser debatida no nosso país 
(...). Subscrevo sem dúvida as palavras do autor quando este diz que o humor nos ajuda a diluir tensões, a lidar com o stress, a ultrapassar os problemas e facilita as nossas interações sociais.”
In prefácio de Nilton, 
Humorista e escritor

Destaca-se em “Comunicar com Humor Insensatez ou Profissionalismo?”:

• Prefácio de Nilton. 

• Apresentação de resultados de um inquérito respondido por 657 formadores inscritos na base de dados do IEFP, que analisa a incorporação do humor nas práticas formativas e pedagógicas. 

• Entrevistas com Carlos Coelho (referência nacional na gestão de marcas); Cristina Baptista (mentora da Associação Sorrir e da Smile Dance); Jorge Sequeira (CEO da Team Building); Mark Mekelburg (cofundador da Operação Nariz Vermelho); Nancy Duarte (especialista em estruturação e design de apresentações, e diretora da Duarte Design); Pedro Tochas (comediante); e Pedro Vieira (CEO da LIFE Training). 

• Capítulo sobre a biologia do humor.

• Análise da utilização do humor em 35 conferências TED, suportada por um questionário validado cientificamente.

Facebook Editoria Lidel | Sites: LIDEL / PACTOR

Sem comentários :