Pesquisar neste blogue

A carregar...

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Opinião "After" de Anna Todd

Oh raios! Como é que é possível passar um livro todo a abanar a cabeça, a repreender personagens, a pensar no motivo do sucesso deste livro para depois acabar completamente chocada, presa e rendida ao fim e à sua continuação?


"After" de Anna Todd tem sido um estrondoso sucesso mas eu honestamente sinto que cheguei 10 anos e uns 10 livros mais tarde. Eu ja vivi, já li e já aconselhei/ouvi amigos em relações deste género, as de amor e ódio, aquelas que vão do riso aos gritos em segundos. Ler "After" não teve em mim o impacto que achei que iria ter mas fui obrigada a mudar de opinião quando cheguei ao fim. Sinto-me dividida e detesto quando isto acontece. Como é possível gostar e não gostar de uma coisa?

Ora acompanhem la o meu raciocínio. 
Por mais aventura e emoção que a entrada de um autêntico bad boy tem na vida de qualquer miúda dita normal, a dor que fica no final por vezes supera em larga escala os momentos bons, divertidos e ousados que proporcionou.
Quando conhecemos Tessa sabemos que aquela atitude controlada e rígida vai cair por terra no momento em que, fazendo jus ao "quanto mais me bates mais eu gosto de ti", Hardin a levar à loucura, acabando assim por a levar também na certa.
Filha de uma mãe que fez tudo para a trazer até à faculdade, incluindo gerir todos os aspectos da vida de Tessa ao ponto desta apenas se sentir livre pela primeira ao chegar à faculdade. E como todos os primeiros voos dos passarinhos, também o de Tessa foi desajeitado e desastroso.
A existência de Hardin nas imediações deixa-a a viver em campo minado. Bad boy da atitude arrogante até ao look e mulherengo até à raiz dos cabelos, Hardin desdenha de Tessa desde o primeiro momento em que lhe coloca os olhos em cima. Mas quem desdenha quer comprar e desde esse instante inicia-se um caminho acidentado, de altos e baixos, de gritos e discussões, de novas sensações e descobertas, de rebeldia, de liberdade, de dor...é, especialmente de dor e até ao final.

Eu gostei de ser surpreendida no final e de ficar presa no enredo e na continuação por esse motivo mas posso afirmar que a minha maneira de ser não consegue compreender a flexibilidade e aceitação de Tessa perante o descontrolo, as alterações de humor, a falta de comunicação e as mentiras de Hardin.  Deixem-me revoltar com isto, nenhuma miúda ou mulher se devia sujeitar a ser escondida, a ser um dirty little secret e acima de tudo, nenhuma mulher devia ser controlada como se não tivesse cérebro para pensar e tomar decisões. Mais importante ainda, nenhuma mulher deveria tolerar violência, física ou psicológica, muitos menos desculpar os maus comportamentos de um namorado ou marido "porque ele é assim", "ele faz estas coisas mas ele ama-me", "isto acontece porque ele anda stressado" ou a pior de todas "desculpa, a culpa é minha".

Talvez eu esteja a ver coisas onde elas não existem mas penso que com o final, muitas coisas ficam explicadas. Mas na minha opinião nada explica a atitude de Tessa. 
E pensar que demorei a entrar nas primeiras páginas porque a minha mente recorria à imagem do moço dos One Direcion (em que o Hardin foi inspirado) e eu não lhe acho graça nenhuma.
Novamente, 10 anos e 10 livros tarde de mais. Hardin...u got nothing on Travis Maddox!!!
Se fosses meu amigo levavas na tromba, forte e feio.

Mas agora tenho de ir ler o segundo, preciso de saber a verdade. PRECISOOOOO SABER A VERDADE!!!

Há livros que nos levam a loucura, aos vários tipos que há e no final, mesmo revoltadas pela loucura induzida, ficamos mortinhas por ler a continuação. 
After é tipo Mcdonalds, vamos lá, pedimos aquele hambúrguer gostoso, a cola e as batatas, comemos tudo numa revolta por sermos fracas mas completamente rendidas ao sabor, que é tipo droga para o nossos sistema. Pior, o segundo já tá aí e eu vou ter de pedir o sundae de chocolate e lambuzar-me mais um pouco. Raios!! Quando é que começo a ler livros sérios? :P

Tentei criar uma playlist mas não encontrei músicas que fossem perfeitas para a história mas mesmo assim deixo umas quantas avulso :P

Agora aguardo a vossa opinião. Please falem comigo! !!

A série After é uma aposta

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui.

O segundo livro já se encontra disponível aqui.

Sem comentários :