Pesquisar neste blogue

A carregar...

terça-feira, 29 de março de 2016

Sr. Dr. tenho um problema. Ai sim, leia um livro!

Remédios Literários
de Ella Berthoud, Susan Elderkin

De A a Z, desde Abandono até Zangar-se com o melhor amigo - centenas de livros para a cura de todos os seus males. O seu amor não é correspondido? Sofre de depressão? Está com uma crise identidade? Constipada? Tem falhas de memória? Acha que sofre de reumatismo? É hipertenso? Tem falta de sono? Corre risco de ter diabetes? Para este livro, o remédio está na leitura dos grandes romances que imortalizaram autores como Saul Bellow ou Stefan Zweig, passando por Goethe, Tolstoi, Kafka, Isabel Allende, Mia Couto, Salinger, Jane Austen, Melville, Nabokov, Eça de Queirós, Saramago e muitos outros.

A experiência de biblioterapia que aqui se propõe baseia-se na experiência das autoras com pacientes — e é apoiada por uma avalanche de provas empíricas. Para cada crise, doença, situação de sofrimento físico ou de comoção espiritual, há um livro indicado que pode servir de cura. Por vezes, é a história que encanta, outras vezes é o ritmo da prosa que trabalha na psique, aquietando ou estimulando, ou é uma ideia ou uma atitude sugerida por uma personagem que está num dilema ou num sarilho semelhantes. Os romances recomendados neste livro - mais de 750 - têm o poder de curar e de aliviarem todas as maleitas. Inclui um vasto número de listas que vai entusiasmar qualquer leitor ou amante de livros: os melhores romances para abafar o ressonar, para baixar a tensão arterial, para ler na sanita, para combater os pesadelos, para ler no comboio, para ler durante uma constipação, para superar um divórcio, para quem não pode viajar, para ler durante a gravidez, etc. — incluindo uma lista dos melhores romances «para parecer um bom leitor». 

Com o livro, vamos oferecer um bloco de receitas - semelhante aos das receitas médicas - em que cada um pode prescrever romances que curam males e inquietações. Ler este livro vai, também, ser divertido.

Uma novidade
Mais informações no site 

Sem comentários :