segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Opinião "13 anos para sempre Marion"

"A juventude está perdida"
"Isto no meu tempo não era assim"
"Como é que os miúdos hoje são tão cruéis uns com os outros?!"


Quantos de nós não ouvimos ou já dissemos algo igual ou semelhante? 
Quantos de nós não fomos assim rebeldes, cruéis ou inconsequentes?
Os anos escolares são uma etapa da vida de todos e é certo e sabido que para muitos é das piores fases da sua vida 
Para Marion foi a última.

"13 anos para sempre Marion" é o relato sentido e duro de uma mãe que perdeu a sua filha cedo de mais. Bem, seja quando for, perder um filho será sempre cedo de mais, de tão contra natura que é.

Numa carta aberta dirigida à filha Marion, que se suicidou no dia 13 de Fevereiro de 2013, a mãe Nora vai contando, lamentando e se revoltando com os acontecimentos que levaram a filha mais velha a um ponto sem retorno, ao limite em que não aguentava mais e decidiu acabar com o seu sofrimento.
Senti-me tão revoltada com a leitura que mal consigo colocar por palavras o que o livro me transmitiu.
Sou mãe, este testemunho de Nora não me mostrou uma realidade desconhecida, infelizmente. A crueldade, os gozos, as ameaças, o assédio, o medo, as desculpas para não ir à escola, as más notas, o mau estar geral...nada disso me é desconhecido. Infelizmente em tempos até me foi familiar, só não se chamava bullying, eram crianças a serem cruéis, jovens a serem mauzinhos, futuros adultos a não medirem as consequências dos seus actos.

Mas o que realmente me revoltou não foi só conhecer em primeira mão a impotência de Nora, a crueldade dos colegas de Marion MAS sim a passividade da instituição escolar que é uma segunda casa para os miúdos, que deve ser um local onde eles sentem que há quem se importe com eles e que os pode ajudar.

A leitura deste livro faz-me estar mais alerta, faz-me querer saber mais, ler mais sobre o assunto.
A todos os com filhos, a todos os que trabalham com crianças, a todos os que amam crianças...leiam este livro.
É um favor que fazem a vocês e a eles também.

Hoje faz 4 anos que Marion morreu.
:(

Sem comentários :