Pesquisar neste blogue

A carregar...

sexta-feira, 7 de abril de 2017

"Segunda Vez" :: Distopia Lisboeta de Gaspar Trevo e Rui Lacas

Sabem quando vos apetece ler algo diferente mas não sabem bem o quê?
Ora, eu deixo-vos uma sugestão que me chegou pela mão do próprio autor e que eu já inclui nas minhas leituras digitais.


"Segunda Vez" é uma série literária de Gaspar Trevo com ilustrações de Rui Lacas. Uma Lisboa distópica, num 2017 bem diferente do que vivemos hoje, vamos conhecer, episódio a episódio, semana a semana, as aventuras de seis jovens.

Meio século depois da catástrofe, ainda há uma Lisboa de ruelas e escadinhas que apodrece ao sol, mas a vida reorganiza-se nos bairros novos, entre muros. No Verão, sob a cobertura de vidro chinês, a cidade é um forno. Se aquele rio estivesse à vista, seria impossível trabalhar seis dias por semana. Mas quem se lembraria de procurar uma janela no topo dos edifícios mais altos? À noite, cumprida a atribuição, se alguém quiser dar umas braçadas pode ligar-se ao módulo. No melhor dos mundos, o mar não é tóxico.

Cumprir 17 anos dá acesso a essa realidade; ou, melhor, é a idade em que se recebe a atribuição, o trabalho imposto em função do bem comum: mas uma coisa implica a outra. Ninguém quer continuar a estudar quando, finalmente, há um mundo de experiências ao alcance no Rest.



“O livro é para jovens adultos” confessa o autor, mas adianta que pessoas mais velhas também podem “compreender essa sensação de pós-apocalipse.” Além do cenário distópico, Segunda Vez aborda temas transversais a todos os contos juvenis: diferenças sociais, a relação com o virtual, a construção ideológica, a dependência e a identidade sexual. Gaspar explica que “são temas actuais, mas apresentados num cenário alternativo.”



Com episódios novos a sair todas as semana, podemos acompanhar as aventuras nesta Lisboa alternativa.
Para os esquecidos, como eu, o ideal é activar o Feed ou subscrever a newsletter. Desta maneira não vão perder pitada dos 13 episódios desta primeira temporada de "Segunda Vez".

Visitem o site e o facebook do projecto para mais informações.

Sem comentários :