segunda-feira, 22 de maio de 2017

Opinião "Nos Sapatos de Valéria"

Coloquei-me nos sapatos de Valéria e devorei o livro numa tarde. Senti-me como se estivesse numa das minhas sessões binge watching de uma das minhas séries de gaja, daquelas leves, divertidas, carregadas de bom humor e sensualidade.
Há ali momentos que até eu queria estar nos sapatos de Valéria :P


Conhecemos Valéria no seu outfit de escritora encalhada no cadeirão de sua casa enquanto espera que a inspiração lhe bata à porta. Autora em busca de completar o seu segundo livro, Valéria não reconhece a mulher que lhe devolve o olhar ao espelho, que se senta para beber uns copos meia maltrapilha com as amigas e que dorme ao lado de um marido que não lhe liga nenhuma.

Quem é a mulher em que se tornou? Onde foi a Valéria impecável e louca?
Talvez seja hora de arrumar a Valéria-de-casa e deixar sair do armário a verdadeira Valéria e que melhor companhia se não as suas inseparáveis amigas para a ressuscitar para a vida? Bem, talvez um certo deus moreno e giro também tenha culpa no cartório mas vamo-nos concentrar nas miúdas.

Valéria, Lola, Carmen e Nerea não podiam ser mais diferentes uma das outras mas juntas possuem uma ligação estupenda e nós sentimo-nos a quinta amiga à cabeceira da mesa, a ouvir as histórias, a sorrir às parvoíces e a corar perante os detalhes sórdidos das vidas destas mulheres.
Cada uma delas é uma personagem interessante e sim, há ali um cheirinho de O Sexo e a Cidade.

Lola é a desbocada e libertina com uma situação "amorosa" que lhe dá a volta ao miolo e onde é "a outra".
Carmen vive para trabalhar embora odeie o trabalho e o seu chefe. A vida amorosa é um deserto com muitos poucos oásis e a única fonte de onde quer beber, não lhe liga nenhuma.
Nerea é a carta fora do baralho, a mulher composta e certinha, solteira e inacessível desde a sua última relação. Qualquer homem que as amigas chutam na sua direcção tem um defeito. Onde é que anda o "Sr. Perfeito"?
E Valéria, ui Valéria é outra história.
Enquanto a vida das amigas se desenrola no seu próprio filme, um empurrão leva Valéria para uma direcção que pode ser perigosa e faze-la ponderar as decisões que tomou atá agora e as que se sente impelida a tomar sobre te(n)são.
;)


Quanto tempo conseguimos manter adormecida a nossa verdadeira natureza?
O que falta numa relação para que se crie espaço para outra pessoa entrar?
Que conflito pode enfraquecer os laços de amizades entre Valéria, Lola, Carmen e Nerea?

"Nos sapatos de Valéria" encontramos uma noite divertida de copos com as nossas melhores amigas, talvez uma daquelas em que dizem que "desce o nível e sob o interesse".

Fico curiosa para ler a continuação. Este primeiro volume não nos deixa na pontinha da cadeira mas faz com que ao simpatizarmos com as personagens precisemos saber o que lhe acontece de seguida.
Dá-nos vontade de dizer "serve mais um copo e conta-nos o resto", que é exactamente a sensação que tenho da leitura do outro livro da autora.
Que tragam a série "Mi Eléccion" para cá...se esta tem cenas de aquecer o ambiente, a outra é capaz de pegar fogo!!

"Nos sapatos de Valéria" uma óptima aposta da

Sem comentários :