sexta-feira, 13 de outubro de 2017

(Auto)medicação literária AKA Opinião "Remédios Literários"


Quando o livro "Remédios Literários - Livros para salvar a sua vida de A a Z" me chegou às mãos dei comigo a pensar "Quais são as minhas maleitas? De que me queixo?". 
Incapaz de selecionar este ou aquele mal, percorri por ordem alfabética, qual buffet, os males do corpo e da mente representados no livro, numa espécie de "vamos lá ver com o que é que me identifico".
Confesso que como em todos os buffets, escolhi um bocadinho de todos e acabei com uma barrigada de sugestões de leitura.

- Canto chão de Kent Haruf
- Monte dos Vendavais
- Moby Dick
- O Preço do Sal
- Falsa Aparências
- O quarto de Jack
- Maurice
- A noiva despida
e por ai em diante...

O conceito é espectacular. Biblioterapia. Na realidade já o fazemos há imenso tempo.
Vamos ao médico de tanta coisas, porque não consultar também um médico dos livros? 
Não, os nossos livros não estão doentes. No máximo têm um pouco de pó e um ou outro bicho do papel. Já nós temos pequenos bichos que nos carcomem física e psicologicamente todos os dias. Há quem os combata homeopaticamente, quem os envenene de químicos e os outros que preferem ver se passa e não tomam nada. Eu confesso que sou daqueles que acreditam que há males, não todos, que podem verdadeiramente beneficiar de um remédio literário. Por isso, além de estudar o compêndio biblioterapeutico de Ellen e Susan, as duas metades do Efeito vão consultar um especialista esta semana e quem sabe possamos medicar as nossas e as vossas maleitas. Sim, porque quem é que nunca se automedicou ou passou a sua sabedoria médica ao próximo? 
Eu automedico-me com os romances loucos dos outros, purgo a alma com lágrimas pelos dramas desta ou daquela personagem e viajo pelo mundo enquanto estou presa numa carruagem apinhada de gente.
Para os bons e os maus momentos, LER É O MELHOR REMÉDIO!


Nota: tiro umas quantas sugestões práticas deste livro. Vou passar a ter um registo de leitura ao qual pretendo chamar Diário da Honestidade Literária. Cada livro terá uma entrada, um resumo para mim mesma, repleto de spoilers e lembretes sobre a leitura. Creio que nunca mais vou ficar na dúvida sobre um ou outro detalhe quando pegar num livro que tem continuação.

Mais informações no site QUETZAL 

Sem comentários :