quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Opinião : "A Culpa é das Estrelas" de John Green

  Sabem os livros em que somos capazes de ler e reler a mesma página, só para saborear a aquele momento uma vez mais?
Sabem aquele livro em que chegamos ao fim e voltamos umas páginas atrás para reler tudo uma vez mais, ou se não for o fim, aquelas dezenas de páginas que dobramos por conterem momentos que nos fizeram sorrir, chorar ou simplesmente pensar "adoro este livro!"...sabem quais são esses livros?

A Culpa é das Estrelas é um desses livros.  
Como diria um velho amigo "uma pequena genialidade"

Um pequeno livro que quero reler e ler em inglês :) John Green acabou de ganhar lugar cativo na minha estante.
E quanto a opiniões, já ando a divagar sobre este livro faz dias....como colocar todos os pensamentos numa pequena opinião?
Eu tenho o sério problema de me embrenhar nos livros, de entrar na história e adorá-la pelo que ela é. Não me interessa o que os outros acham do livro, se está mal escrito ou bem escrito, se é para adultos ou para adolescentes, leio porque me interessa e ponto final.

Por vezes, encontramos um livro em que ao lê-lo, ficamos a ideia que é um dos melhores do mundo. Chegamos até a ter receio de comentar com os outros, não vá existir por ai alguém que venha abalar aquele pensamento idílico que temos sobre a história ou algum personagem.
A Culpa é das Estrelas é um desses livros. 
E curiosamente fala disso logo nas primeiras páginas "Por vezes, lemos um livro que no enche de um estranho fervor entusiasta evangélico e convencemo-nos de que o mundo desfeito nunca mais se recomporá, a menos que e até que todos os humanos vivos leiam o livros. E depois existem livros, como .... acerca dos quais não podemos falar a ninguém, livros tão especiais e raros e nossos, que publicitar o nosso afecto dá a sensação de ser uma traição" 

Que mais posso dizer sem estragar o livro para ninguém, visto que a melhor parte é lê-lo e receber de braços abertos os sentimentos criados durante a leitura.
A mim fez-me sorrir, pelo diálogos, pela ligação entre as personagens (que são espectaculares!) e por me fazer lembrar de pessoas que já não estão na minha vida. Acima de tudo fez-me pensar nos momentos que vivi, bons ou maus, que ficaram guardados na memória mesmo depois de a pessoa desaparecer da minha vida.

Há livros que lemos e outros que nos lêem a nós.
A Culpa é das Estrelas é um desses livros. 
  
Porque este livro é um elogio à vida, um abre olhos a quem passa pelos dias como se fosse apenas mais um, mesmo que não saiba exactamente quantos lhes resta.
Sei que as tretas do viver a vida, aproveitar cada dia como se fosse o último por vezes enjoam (especialmente quando as vemos publicadas por esses murais de facebook repetidamente), mas talvez nos faça bem parar para observar e absorver o que nos rodeia, devemos aproveitar as pessoas que estão na nossa vida, enquanto elas ainda estão cá.
E devemos aos que já cá não estão, o sentido de oportunidade para agarrar as hipóteses que temos de sermos felizes mesmo que por curtos espaços de tempo.

ok!

Boas leituras!
:D

1 comentário :

efeitocris disse...

;)
é sempre bom ler um livro assim!