sábado, 16 de março de 2013

"Diário dos Imperfeitos" de João Morgado


A minha opinião:
Este livro estava destinado para a lista de leituras da mana/metade literária mas eu decidi chegar-me à frente depois de ter tropeçado numa citação divulgada pelo autor no facebook. Dei por mim a pensar, "esta é daquelas frases que eu sublinho em livros", aqueles breves momentos em que estamos a ler algum livro e damos connosco a concordar com o que lemos, quase como se tivéssemos pensado naquela frase a vida inteira e ela nunca tivesse ganho asas para voar da nossa mente.

"O Diário dos Imperfeitos" é desses livros. Volta à mesa de leituras do Efeito dos Livros depois de muitos cantos dobrados e excertos sublinhados (sim, sacrilégio para quem não gosta de "maltratar" os livros mas eu sou assim e a metade literária é igual!)

Aqui ficamos a conhecer a Gaivota que está perdida dentro de si, esquecida das suas memórias e emoções mas acabamos por nos ver mais interessados na história dentro da história, à medida que o autor nos vai presenteando com as suas linhas sobre Santiago e Laura. Sempre gostei de histórias dentro de outras, é quase como ler dois livros diferentes que se interligam e formam um todo maior, coeso e surpreendente. É nessa história interna que reside todo o meu interesse. Apeteceu-me atropelar páginas para saber onde continuava a história deste casal, da família dela e as restantes personagens, principalmente Emília, a minha personagem preferida em o "Diário dos Imperfeitos".
 O autor descreve magistralmente as mais profundas emoções humanas e damos por nós a ficar de boca aberta perante as descobertas, até à última página.

Desafio todos os leitores a ler este livro. Acredito que haverá sempre uma ou outra linha de o "Diário dos Imperfeitos" com o qual se identificam. Eu própria vi imperfeições que me são tão familiares ao longo das páginas do livro e retenho uma coisa que me fez sorrir por ser muito actual para mim: "Perfeitas são as pessoas que ainda não conhecemos."
Perfeitos são os livros que ainda não lemos, mas este cumpre tão bem o seu objectivo.

 Agora tenho curiosidade de ler o "Diário dos Infiéis"
Desejo o maior sucesso ao autor e espero ter oportunidade de ler todas as suas actuais e futuras obras.

A todos...
Boas leituras e bom fim de semana!

Sem comentários :