quarta-feira, 3 de abril de 2013

Opinião - "Sedução" de Bella André


Mais informações sobre o livro «aqui»

Sinopse:
Charles Gibson é um escritor de êxito, mas devido aos temas que escreve afasta as mulheres e sujeita-se a blind dates que os amigos lhe propõem. Candance Whitman, recém-chegada à literatura erótica, tem encontrado diversos obstáculos pelo caminho. Cansada de ser criticada, decide ir a uma conferência de escritores com o objectivo de aprender, onde acaba por conhecer o seu ídolo: Charles Gibson, o autor best-seller de romances eróticos. Charles propõe-lhe cinco lições para lhe ensinar as noções básicas do erotismo, criação de cenas, ou seja, conselhos muito válidos para obter bons resultados. Mas o que nenhum dos dois esperava era que as lições teóricas passassem à prática. Infelizmente, a desilusão de Candace em relação ao novo romance que está a escrever - no qual Charlie desempenha o papel principal - ameaça-lhes a possibilidade de desfrutar de um amor verdadeiro. Conseguirá ela separar a fantasia da realidade?

 «As faíscas voam quando dois escritores eróticos se juntam. A tensão entre Candy e Charlie é electrizante. Adorei ler o romance destas duas personagens. A sedução é isso – dois autores que descobrem o amor verdadeiro. Arrebatador. Não perca!»
Sensual Romances

A minha opinião:
No Feriado sentei-me para fazer um zappingzinho e como a televisão estava tão interessante, dei por mim a folhear uns livros que tinha trocado e acabei por ler este todo até ir dormir.
Parece que os romances eróticos proliferam pelas livrarias como flores selvagens, mas infelizmente nem todos são dignos de serem apanhados.
Não vou começar por atacar o livro, vou até ser simpática e começar pelos pontos que considero positivos.
Como podem ler na sinopse, "Sedução" junta dois autores de romances eróticos, o que por si só, é uma novidade refrescante no meio das já tão famosas personagens com passados tumultuosos e gostos hardcore fofos. Com isto não quer dizer que Charles e Candance sejam mais ou menos interessantes mas como "Sedução" se trata de um romance curto, existe pouco ênfase no passado das personagens, no que as levou até ali (acreditem, resume-se numa linha) e a pequena, mas empolgante narrativa, concentrasse única e exclusivamente no presente.
É um dos pontos positivos é a criatividade das lições que Charles propõe a Candance para que esta se torne uma exímia escritora do género erótico. Por mais teoria que se possa ter, existem coisas que temos de experimentar para saber como são e para conseguir traduzir por palavras os sentimentos que causam. E qual a melhor maneira de escrever boas cenas eróticas? Ora pois então, é mesmo passar do pensamento à acção e viver tudo em primeira mão.
Até aqui tudo muito bem. Juntem bons cenários eróticos, com uma escrita rápida (letras grandes) e um livro pequeno e teremos aqui uma rapidinha, se lhe quiserem chamar.
Questão é que pode ser curta e boa mas não foi óptima!
Existe um problema, a linguagem é deprimente. Acreditem que eu já li muitos livros destes e passa-me completamente ao lado todo o tipo de calão utilizado para descrever anatomias, acções e acabamentos, sejam "baunilha" ou "hardcore" MAS existem palavras que simplesmente não combinam com este livros e que podiam ser facilmente ser substituídas de modo a que o leitor não revirasse os olhos sempre que a lê. Com tantos sinónimos, por vezes mais vale chamar as coisas pelos nomes, do que lhe dar sinónimos brejeiros e sem graça (na minha mais sincera opinião).

Em suma, entretêm, inova em alguns detalhes e prende pela história principal e pela história dentro da história :)
Para uma leitura despreocupada e rápida, aconselho vivamente.

Quanto a classificação, eu acho que fica ali entre os erótico e o "ai meu deus", talvez esteja no vermelho um pouco pela frontalidade da linguagem e os termos utilizados, que a mim nada me chocam mas nem todos encaramos as coisas da mesma maneira :)

Boas leituras!

2 comentários :

EfeitoCris disse...

Ora um bom livro para ler encostada à ombreira da porta, onde eu li umas 30 páginas ou para ler nos dez minutos que se espera que a chuva passe... dentro do carro no impasse de espera...;)

e na fila dos CTT achas adequado? LOL

boa critica, gostei!

philipa disse...

Depois da saga Grey,que nao me apaixonou ... Vou tentar ler outro do genero, ver se me encanta mais... metade vermelha manda lá o melhor para a minha casa ;)