quinta-feira, 8 de junho de 2017

«O Diário secreto de Laura Palmer» de Jennifer Lynch - Opinião

«O Diário secreto de Laura Palmer» 

ou o início de um novo vício. Será?



*
"(...)
Não há lágrimas
Nem choro
E eu sou envolvida
Por um pesadelo de mãos
E de dedos
E por pequeninas vozes da floresta.
Tão errada
Tão bela
Tão má
Tão Laura."


Twin Peaks é um fenómeno do qual estive sempre à parte. No entanto, o furor em torno da nova série e tudo o que se tem dito sobre a crianção de David Lynch e o quanto este livro foi mediático na época em que saiu, fez-me pensar que poderia ser agora o tempo certo para agarrar este culto. Pelo livro não fiquei convencida, mas talvez me falte o mistério lançado pela série inicial que dizem dar todo o sentido àquilo que o diário revela. Será!? A ver vamos. 

"Estou encurralada dentro de uma parte de mim que odeio. Uma parte rígida e masculina de mim que veio à superfície para lutar, após pequenas recordações e cicatrizes saírem do meu íntimo com uma rapidez tão racional quanto assustadora, e luto para salvar a Laura que desejo poder voltar a ser. Aquela que todos julgam que ainda existe. Eu, com um vestido leve, cabelo ao vento e um sorriso estampado no rosto devido ao medo terrível de que esta noite um homem venha visitar-me a qualquer momento e tente matar-me."

O diário secreto revela exactamente esse lado secreto, essa outra Laura. A descoberta do sexo como diversão, mas também acto de desespero, bem como o álcool e as drogas e as acções desmedidas que a mesma vai cometendo. O livro acabou por ser um apêndice à série que ficou sem um fim explícito, é assim que leio e é isso que acabamos por também sentir com a leitura do livro. Apesar de ser revelador desse outro lado de Laura Palmer, nunca percebemos muito bem quem a visita e se é que a visita algum homem. Bem como o lado misterioso e obscuro da floresta que a acompanha em muitos momentos, inclusive na sua poesia.

Ouvindo a floresta

Acho que as árvores têm alma
Alma que cresce e muda
No silêncio de cada folha
A memória de momentos que ninguém viu
E nenhum homem jamais ouviu
(...)
Talvez tenham tentado sussurrar
Na palma da mão de alguém
Que se lembram da menina
Que dentro dela há um vazio
(...)
Mas ninguém as ouve ou se importa
Que talvez
As árvores saibam
Que há algo de muito errado
Que quer falar da tristeza
Vista durante tantas noites
(...)

A imagem com que ficamos é de uma rapariga destroçada, meio vazia e em busca de um sentido para os dias em que apenas procura ficar insensível e ausente. 


Uma leitura com o apoio SUMA DE LETRAS



1 comentário :

Bárbara Ferreira disse...

Li este livro há dois anos (review aqui http://barbarareviewsbooks.blogspot.com/2015/08/the-secret-diary-of-laura-palmer.html) após ter lido a série e visto o filme - acho que sozinho o livro não faz muito sentido, especialmente porque a verdade é que não é um bom livro - é bom para o fim que tem, acompanhar a série!
Recomendo a série - a primeira temporada e metade da segunda, pelo menos.
Beijinhos :)